Conheça os incríveis benefícios do consumo regular de óleo de nozes para a saúde da sua pele e do seu corpo
O óleo de nozes é extraído através de um processo de prensagem a frio de nozes inteiras. Com sabor delicado, pode substituir o azeite de oliva em saladas, pesto, patê, molhos e diversos outros usos.
1. Melhora a saúde da pele
Os nutrientes do óleo de nozes podem promover uma boa saúde da pele. Uma colher de sopa contém mais de 8 gramas, ou mais de 5 vezes a ingestão diária de um ácido graxo ômega-3 chamado ácido alfa-linolênico.
2. Diminui a inflamação
Adicionar óleo de noz à dieta pode combater a inflamação crônica, que tem sido associada a doenças cardíacas, alguns tipos de câncer e outros problemas de saúde.
Um estudo de 6 semanas em 23 adultos com colesterol alto descobriu que uma dieta rica em ácido alfa-linolênico diminuía a produção de proteínas inflamatórias no corpo.
As nozes também são ricas em polifenóis chamados elagitaninos, que as bactérias intestinais convertem em outros compostos benéficos.
3. Ajuda a reduzir a pressão arterial
Estudos sugerem que dietas ricas em nozes inteiras podem ajudar a reduzir a pressão arterial, provavelmente por causa de seus altos níveis de ácido alfa-linolênico e polifenóis. Como o óleo de nozes também é rico nesses compostos, ele pode exercer efeitos semelhantes no corpo.
4. Melhora o controle do açúcar no sangue
O consumo de óleo de nozes pode melhorar o controle deficiente do açúcar no sangue associado ao diabetes tipo 2.
Esses efeitos podem ser resultado da alta concentração de antioxidantes, que podem ajudar a combater o estresse oxidativo associado a altos níveis de açúcar no sangue.
5. Melhora os níveis de colesterol
Comer regularmente nozes pode ajudar a reduzir os altos níveis sanguíneos de triglicerídeos e colesterol total e LDL (ruim), o que pode aumentar o risco de doenças cardíacas.
Isso pode ser devido aos altos níveis de ácidos graxos ômega-3 e compostos antioxidantes das nozes, ambos também encontrados no óleo de nozes.
6. Pode ter ação anticâncer
Certos compostos do óleo de nozes podem ajudar a prevenir a progressão de alguns tipos de câncer.
Especificamente, seu corpo converte os elagitaninos das nozes em ácido elágico e, em seguida, em compostos chamados urolitinas.
Um estudo em tubo de ensaio descobriu que as urolitinas podem ajudar a regular os níveis de antígeno específico da próstata, um fator de risco para câncer de próstata, e desencadear a morte de células cancerosas.
O consumo de nozes também foi associado a riscos mais baixos de câncer de mama e colorretal em estudos com animais e observacionais.
No entanto, uma pesquisa mais extensa com foco nos efeitos do óleo de noz em humanos é necessária antes que conclusões possam ser tiradas sobre seus efeitos anticâncer.